Pode ser o Grupo Corpo, de Minas Gerais ou a Cia De Dança Do Pantanal, do Mato Grosso do Sul.
O MAM, de São Paulo ou o Arte em Cores, do Maranhão.
A Filarmônica, de Minas Gerais ou o Programa Vale Música, ao redor do país.
Pode ser a restauração do Museu Nacional, no Rio de Janeiro ou a Cripta da Basílica de Nazaré, no Pará.
A cultura está em todos os cantos do Brasil.
E onde tem cultura, a Vale está.
Dos projetos que todo mundo já conhece até aqueles projetos que todo mundo precisa conhecer. É valorizando nossa cultura, que crescemos e evoluímos juntos.
Instituto Cultural Vale
dez
2025
Acompanhe aqui a programação dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale.
A contação de história “As férias do Juca Machuca” retrata as trapalhadas e a imaginação de Juca durante o período de férias. Nessa narrativa, Juca está animado para viajar para a praia com seu pai e sua cachorrinha, mas, ao preparar a mala, revela que só quer levar o celular, desdenhando de itens como bola, boné, violão ou outros objetos tradicionais das férias, pois acredita que tudo pode ser resolvido pelo celular, até jogar futebol ou tocar música. Durante suas férias, o menino prefere ficar debaixo da barraca usando o celular para jogar, conversar e ouvir música, mostrando como o mundo digital compete com as experiências reais e tradicionais das férias. O humor se dá nas situações em que os adultos tentam convencê-lo a viver novas aventuras, participar das atividades de praia e se envolver de verdade com o momento, mas Juca insiste em fazer tudo por meio da tecnologia, o que provoca graça e identificações com o público infantil atual. A história utiliza o personagem Juca para abordar, de maneira engraçada e lúdica, situações bastante contemporâneas, como o uso excessivo de tecnologia versus as vivências presenciais típicas das férias. Isso leva as crianças a refletirem, junto com Juca, sobre o equilíbrio entre aproveitar o mundo digital e participar das brincadeiras e experiências reais. Assim, “As férias do Juca Machuca” diverte e propõe uma reflexão para crianças e adultos sobre como aproveitar melhor as oportunidades de lazer, socialização e diversão fora das telas.
Data: 11/12/2025
Horário: 14h
Local: Casa da Cultura, rua das Esmeralda Nova Canaã II, Canaã dos Carajás – PA, 68537-000
Público: Livre
Classificação: Livre
Informações: (94) 99220-3451
Contadora de História: Tia Pink
O Brinca Cultura chega com tudo neste ano para celebrar diversão, imaginação e arte dedicados à nossa criançada.
Preparamos uma programação encantadora com contação de histórias, trazendo o tema “As Férias do Juca Machuca”, uma aventura cheia de descobertas, humor e fantasia que promete envolver os pequenos do começo ao fim. Será um momento mágico, onde a imaginação ganha vida e cada criança se torna parte dessa narrativa divertida e cheia de surpresas.
Além da contação de histórias, o dia contará com recreações, oficinas criativas, brincadeiras e ainda dois pula-pula de médio porte, garantindo um ambiente alegre, participativo e cheio de energia. Tudo pensado com muito carinho para proporcionar experiências inesquecíveis, fortalecendo vínculos e celebrando a infância em sua forma mais pura e bonita.
O Brinca Cultura quer ver sorrisos, brilho nos olhos e muita alegria, esse dia promete ser exatamente assim: memorável, recreativo e incrível para todas as crianças!
Data: 11/12/2025
Horário: 14h às 17h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Público: Livre
Informações: 94 99220-3451
Encontrei História Nesse Chão é um projeto de educação patrimonial, voltado para o público infanto-juvenil, onde serão realizadas simulações de práticas arqueológicas e palestras sobre os sítios arqueológicos da região de Carajás.
É um projeto de Educação Patrimonial, a qual se configura como uma práxis educativa e social, que permite elaborar ações pedagógicas privilegiando enfoques interdisciplinares. Enquanto bem cultural, permite a integração de diferentes saberes que vão muito além do estudo do passado.
A Educação Patrimonial equipara-se em muitos sentidos à Educação Ambiental. Ambas enfatizam a formação do cidadão, favorecendo as economias locais por meio do desenvolvimento turístico e da sustentabilidade, fortalecendo, ainda, o sentimento de pertencimento e os laços afetivos entre os membros da comunidade.
Data: 10/12/2025
Horário: 14h às 17h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Público: Livre
Informações: 94 99220-3451
“Surdos na Tela: Mostra e Diálogo sobre Cinema Inclusivo” é um projeto cultural que exibe filmes 100% em LIBRAS, com legendas em português, protagonizados por pessoas surdas e intérpretes de LIBRAS. A mostra inclui os curtas-metragens de ficção “Encontro com a Mãe D’água”, “Mãe”, “Procissão”, “Matinta”, “A Visita” e o documentário “Dedos que Dizem Poemas”, todos produzidos por Jefter Nery, com narrativas que valorizam a cultura a surda e sua expressão artística na amazônia.
Além da exibição, o projeto promove uma roda de conversa com atores e realizadores surdos, discutindo protagonismo, representatividade e os desafios da produção audiovisual inclusiva. O evento é totalmente acessível, com LIBRAS e legendas, e busca romper barreiras de comunicação, aproximando públicos surdos e ouvintes.
Com essa iniciativa, reforçamos a importância da inclusão no cinema, mostrando histórias feitas por e para surdos, enquanto inspiramos novas produções e ampliamos o acesso à cultura surda.
Data: 09/12/2025
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Público: Livre
Informações: 94 99220-3451
Conheça o projeto autoral do Instituto Cultural Vale que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
Saiba maisEm outubro, Belém se transforma para celebrar o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil. Nesta edição, convidamos você a explorar as diversas experiências culturais e gastronômicas que fazem parte dessa tradição. Venha se encantar com o que a cidade tem a oferecer!
Acesse o material